sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Lobo do Medo...








... Dia desses, observando o comportamento reacional de minha filha ao ser amedrontada por nós, eu e minha esposa ( minha esposa fala em voz alta: - Olha o Lobo Mau! E eu, rosnando a meia boca, tentando imitar um lobo raivoso, na intenção de acalmá-la diante de alguma euforia infantil, solto um grunhido canídeo: Grrrrrrrrr!), veio-me a seguinte indagação: - De Onde Vem o Medo?

Essa dúvida me saltou à cuca por perceber que, após a minha imitação barata de um Lobo Malvado e somente depois disso, minha filha, quase que estantaneamente se aquietou e passou a nos obedecer.

Que o medo é uma qualidade inerente a vida humana, e que ele é uma reação de proteção a estímulos reais de ameaça à vida isso o google já sabe , isso já é conhecido. Porém, em qual momento ele (o medo ) de fato faz sentido nas pessoas?

...Nem eu e nem minha esposa ensinamos a Nossa filha a ter medo de LOBO MAU. Aliás, diga-se de passagem, mal sabe ela o que vem a SER um LOBO MAL (pelo menos é o que eu acho). Então, por que cargas d'água minha filha sente MEDO de uma coisa que, teóricamente, ela não faz idéia do que seja?

... Se ao menos nós tivéssemos lhe mostrado alguma figura de um MONSTRO HORRÍVEL e dito: - Filha! Esse aqui é o LOBO MAU e ele vai te pegar se você não ficar quieta!! ... Mas não, ela simplesmente associa que o tal do LOBO MAU ao qual nos referimos se trata de alguma coisa bastante "horrenda" a ponto de sentir medo por si só. E o engraçado é que ela é pequena demais para criar padrões do que se deve ser considerado digno de MEDO o palhaço BOZO por exemplo e o que não se deve. Assim como também não tem maturidade para associar SONS relacionados a coisas perigosas, ex: Qualquer um de nós se cagaria nas calças  sairia correndo se ouvíssemos o RUGIR de um leão vindo em nossa direção - minha filha, talvez não. De toda forma, é só eu ONOMATOPEIZAR o GRUNHIDO do tal LOBO MAU que ela, automaticamente, se desperta em  MEDO sonoridade que provavelmente você acharia idiota .

Sinceramente, não lembro quando foi que passamos a utilizar desse recurso sonoro para administrar algumas pequenas rebeldias da Clara, porém, tenho certeza de que não houve nenhum planejamento. Simplesmente, de uma hora pra outra, solicitamos a presença do LOBO MAU e apartir de então, ele tem se demonstrado muito solícito. Rá!
Confesso também que não lembro ao certo quais foram as suas primeiras reações com relação a este enredo teatral. Todavia, sei que agora, as suas reações são evidententemente medonhas.


... Sei que impor MEDO em uma criança não é a melhor forma de lhe introduzir a "EDUCAÇÃO" adequada ou talvez seja  , Porém, confesso que é o método mais eficaz  que tem surtido algum efeito positivo aqui com a ANA CLARA.
... Como as crianças não entendem muito do mundo, acredito que uma forma interessante de lhes direcionar  e orientar é se valendo das suas ingênuas percepções do próprio mundo. Ou seja, com o auxílio do tal do LOBO MAU vamos ensinando aos poucos que 'a noite foi feita pra dormir' , que ' não se deve bater nos coleguinhas'  que chorar de madrugada não é certo , etc...

... De toda a forma, creio que mais tarde, quando a ANA já estiver em condições de compreender melhor o mundo em que vive, perceberá que o tal do LOBO MAU nada mais era do que uma farça produzida simplesmente para poupar-lhe de umas boas palmadas. Sim, eu acredito que umas palmadinhas não fazem mal pelo menos se não acertarem a cabeça , porém, creio que enquanto for possível substituí-las por outra coisa , como no caso, estimulando o MEDO de uma criança como forma de orientação, isso deve ser tentado até não ser mais possível... Mas isso também já enreda outros tipos de discussão e, talvez, quem sabe, outrora eu as aborde por aqui mas agora chega, já escrevi pra caralho! .

... Bom - tornando a falar da ANA -, prestar atenção nessa peculiaridade da vida da minha filha, fez-me querer registrar esses acontecimentos como quem, ainda que busque compreender a origem do MEDO, guarda na memória virtual desse canal uma fase extremamente importante da infância dela. Eu sinceramente não sei quanto tempo estas memórias/páginas permanecerão VIVAS, no entanto, talvez um dia ela possa ler AQUI mesmo que um dia o seu Próprio PAi já foi um baita de um LOBO MALVADO! E que a amedrontava por que queria o seu bem!




Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Um Camaleão dentro de um Aquário...Ou, numa linguagem mais Denotativa, alguém que Vive uma flexível versão de Si mesmo. Não morreria por quem sou agora, mas, talvez, por quem poderia vir a ser amanhã... Dentro do Aquário, quer dizer que estou dentro da VIDA....Quer dizer que VIVO! E este Blogue, nasceu com o único propósito de Descarregar algumas das minhas Ilusões, dos pensamentos, dos contos que Pairam pela minha Mente, das coisas que já fiz...Enfinx, é uma mistura de Diário da vida com Um diário de uma imaginação...